Therapeutic Horse Riding

Learning to ride on to your dreams...

Equitation is the art of horse riding. Ponies are used for children learning to ride. Children have a unique opportunity, through play, to learn things that will help them to be successful for the rest of their lives. As the children grow, the ponies are replaced by horses.

Horse riding improves balance, coordination, emotional control, discipline, concentration, confidence and self-esteem in the riders. These skills are important for their growth as human beings and can be applied in a wide variety of everyday situations. Horse riding brings good habits in health and well-being, creating friendships between the horse and the rider.

Testemunhos

  • “As minhas filhas adoram o Pony Club! Quando não estão junto dos póneis e cavalos, contam os segundos para poderem estar com eles de novo. As terapeutas são para elas umas amigas que estão sempre lá para ajudar. Os momentos aí passados não são vistos por elas como uma mera terapia, mas sim como momentos de diversão, nos quais dizem sentir-se umas "verdadeiras cavaleiras"."

    • Carla Martins (Mãe da Beatriz e da Natália Pereira)
  • “O Tiago tem 14 anos e já frequenta o Pony Club do Porto desde setembro de 2016. Era uma criança distraída que se isolava no seu “mundo”, com uma autoestima muito em baixo e desde que iniciou a equitação terapêutica a evolução foi enorme, ele agora fica mais concentrado nas tarefas, já se relaciona bem com os meninos da sua idade e já tem mais confiança nele. Adora os cavalos e quando está junto deles fica tranquilo e relaxado. A evolução foi tal que muito rápido passou da equitação terapêutica para a equitação desportiva adaptada, participando inclusive em provas. Agradeço de todo o meu coração a esta instituição que sempre nos acolheu com amor e que ajudou muito o meu filho. Um muito obrigado a todas as terapeutas e professores que estão sempre atentos e disponíveis para o ajudar. Obrigado pelo vosso profissionalismo, dedicação, simpatia e muita amizade. Um bem-haja!”

    • Susana Costa (Mãe Tiago Chousal)
  • “O Salvador tem dez anos, diagnóstico de paralisia cerebral - tetraplégico espástico. O Salvador é um menino que ama cavalos, já faz hipoterapia já algum tempo no Pony Club. Teve grandes melhorias primeiramente no seu pónei a Cuqui, um eterno obrigado à Cuqui, pois foi ela a sua companheira durante muito tempo nesta viagem pelo mundo dos cavalos, e agora neste momento o seu Lucky. A nível de comportamento melhorou bastante, a sua postura e interação com outros animais também, devendo-se também à equipa fantástica que sempre o acompanhou, muito amigos e solidários com o caso do meu filho. Um local muito agradável e acolhedor. Muito obrigada a todos por tudo o que fizeram pelo meu Salvador desde o início."

    • Carina Rodrigues (Mãe do Salvador)
  • “A minha filha Mónica é uma jovem portadora de Síndrome de Rett, uma doença do neuro desenvolvimento. Sendo uma doença bastante incapacitante, e sem cura, leva a que procuremos respostas terapêuticas que ajudem a adiar a progressão da mesma. Uma grande parte dos doentes desenvolvem deformação da coluna, escoliose, que requer cirurgia de correção. A Mónica realizou a dela á 16 anos atrás e hoje graças ao fantástico trabalho desenvolvido pelas equipas de terapeutas do Pony Club do Porto não evidencia qualquer regressão. Conhecemos o Pony há cerca de 4 anos e desde aí a evolução tem sido ótima, não só na postura como também na interação e comunicação. Ela adora o seu Gordito e é muito bom ver a empatia que se criou entre os dois. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto pois sei que estão nele de alma e coração, tornando assim tudo um pouco mais fácil quando olho para a alegria da Mónica sempre que chega o dia de visitar o seu Gordito. Beijinhos e bem hajam."

    • Maria de Fátima Ataíde (Mãe da Mónica Ataíde)